Helene V. Petit e Chaouki Benchaar, pesquisadores da Agriculture and Agri-food Canada (AAFC) - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Vaca Leiteira e Suíno, visitaram a vice-reitora, Neusa Altoé, semana passada. Os cientistas vieram acompanhados de professores do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, que possui um convênio acadêmico para Cooperação Científica com a AAFC, desde 2000.

Segundo o professor Geraldo Tadeu dos Santos, do PPZ, nestes anos de convênio quatro alunos da UEM fizeram doutorado-sanduíche com bolsa do CNPq ou da CAPES no Canadá. Em 2010, uma aluna do doutorado está para fazer o doutorado-sanduíche e um aluno do mestrado já se encontra por lá. Além disso, foram publicados em revistas e periódicos internacionais mais de 20 artigos científicos em conjunto. “Foi isso que viemos mostrar a nossa vice-reitora”, disse que Santos.

O outro professor do PPZ presente, Antônio Branco, lembrou que os dois pesquisadores participaram como conferencistas do Simpósio sobre Sustentabilidade da Pecuária Leiteira na Região Sul do Brasil (IV-Sul-Leite), que ocorreu nos dias 14 e 15 de outubro. Helene proferiu duas palestras: uma sobre os ácidos graxos e sua relação com a saúde humana e a outra sobre a alimentação lipídica para vaca leiteira. Chaouki falou sobre Mitigação das emissões de metano dos ruminantes, tema muito em voga atualmente, tendo em vista o aquecimento global e o papel dos ruminantes na produção de Metano, NO2 (óxido nitroso) e CO2 (gás carbônico). Na semana de 19 a 22, os cientistas ainda fizeram uma série de conferências sobre nutrição e reprodução na UEM. Depois disso, retornaram o Canadá.