Herch Moysés Nussenzveig, renomado físico brasileiro e autor de diversos livros didáticos, é um dos destaques da XX Semana da Física da Universidade Estadual de Maringá. Ele proferiu a palestra de abertura do evento, que ocorreu nesta segunda-feira (25) e termina na quarta (27).

Na tarde desta segunda, o professor Nussenzveig visitou a vice-reitora da UEM, Neusa Altoé. Ele conversou sobre o projeto que será lançado em breve, por ele. São kits para o desenvolvimento de experimentos científicos que serão vendidos em bancas, “com o objetivo de estimular o aluno a mergulhar nas experiências ligadas à Física”, explicou.

À noite, o professor proferiu a palestra Laser 50 Anos: do balão Michey Mouse às células vivas, logo após a solenidade de abertura, que contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Ravagnani; o diretor do Centro de Ciências Exatas, Mauro Luciano Baesso; o chefe do Departamento de Física, Paulo Ricardo Garcia Fernandes; a chefe-adjunta do DFI, Hatsumi Mukai; e o coordenador do curso de Física da UEM, João Mura.

Segundo Garcia Fernandes, o evento deste ano prioriza as tendências e os desafios da Física contemporânea. Ele agradeceu o empenho dos organizadores para trazer diferentes experiências de vários locais do Brasil, para serem discutidas na UEM.

O chefe do DFI ainda chamou atenção para a mesa-redonda que será realizada nesta quarta-feira (27), que enfocará a Física no Paraná, a partir das 15h30. O evento vai reunir coordenadores dos cursos de Física do Paraná, na área da graduação e pós-graduação, no sentido de localizar a situação destes cursos no estado. “A abertura da mesa-redonda está a cargo da pró-reitora Ensino da UEM, a professora Ednéia Rossi, que fará um panorama das ações que a Universidade vem realizando no estímulo às licenciaturas, com ênfase na área de Física”, anunciou Fernandes.