A realização da primeira edição da Jornada Internacional de práticas clínicas no campo social, organizada pela recém criada “Rede Universitária de Pesquisa e Extensão em Práticas Clínicas no Campo Social”, teve como temática “Diálogos entre a Sociologia Clínica, a Psicossociologia e a Psicodinâmica do Trabalho”. As atividades aconteceram na UEM, entre quarta e sexta-feira desta semana. Ao fim do evento, três convidados franceses visitaram o reitor Júlio Santiago Prates Filho.

“O interesse deste evento é atender a demanda que surge em função do papel do psicólogo diante da sociedade atual e da necessária ampliação, diversificação e definição de seu campo de atuação”, disse um dos coordenadores da Jornada, o professor da UEM Marco Antônio Rotta Teixeira.

O evento marcou o desenvolvimento e o intercâmbio científico entre pesquisadores do Brasil e da França através de seminários e mesas redondas, como também para alunos de graduação e pós-graduação, através da comunicação de pesquisas em curso ou já finalizadas. A ideia foi enriquecer a área de pesquisa e extensão das práticas clínicas no campo social ao proporcionar um diálogo entre duas importantes abordagens: a Psicossociologia e a Psicodinâmica do trabalho.

Para isso, a organização convidou três pesquisadores franceses. O sociólogo, sociólogo Clínico, Professor de Sociologia e do Master em Psicossociologia e Sociologia Clínica da Universidade Paris 7 “Denis Diderot”, Diretor do Laboratório de Mudança Social (LCS-PARIS 7), Dr. Vincent Gaulejac; a psicóloga social, psicossocióloga, professora emérita da Universidade Paris 7 “Denis Diderot”, professora do Master em Psicossociologia e Sociologia Clínica e Membro do Laboratório de Mudança Social (LCS –PARIS 7), Jacqueline Barus-Michel; e o psicoterapeuta, doutor em Psicologia Clínica e Filosofia da Psicologia (U.K.), Maîtrise em Filosofia e Sociologia e diplomado H.E.C., Professor de Psicologia clínica da Universidade Paris 8, Jean-Michel Fourcade.

Os dois primeiros foram recebidos pelo reitor nesta sexta-feira (5). Estavam acompanhados do professor Marcos Teixeira, que traduziu a satisfação dos pesquisadores sobre os debates e as trocas de experiências com os acadêmicos e professores brasileiros. Os franceses parabenizaram a UEM pela passagem dos 40 anos e pela vitória de um partido de esquerda nas eleições.

Prates Filho disse que era uma honra receber os dois na UEM e destacou que é papel da universidade incentivar o intercâmbio entre pensadores das diferentes áreas e que a graduação e a pós-graduação em Psicologia têm feito grandes progressos neste sentido. Finalizou, dizendo que esse empenho vai levar o grupo a concretizar a implantação do doutorado, nos próximos quatro anos.