Mediações no Atendimento à Pessoa Surdocega e com Múltipla Deficiência Sensorial. Este é o tema da palestra que será realizada, no anfiteatro do bloco I-12 da Universidade Estadual de Maringá (UEM), nesta quarta-feira (10), às 19h30. 

As palestrantes serão Shirley Rodrigues Maia e Cláudia Sofia Indalécio Pereira representantes da Associação Brasileira de Surdocegos. Depois de uma seqüência de doenças (rubéola, caxumba, sarampo e catapora), Claudia ficou surda. Doze anos depois, por causa de uma retinose pigmentar, ela perdeu totalmente a visão – que já era fraca. Hoje, aos 39 anos, ela é surdocega e se comunica com as pessoas usando do método Tadoma. Shirley Rodrigues Maia é sócia fundadora da Associação Educacional Para Múltipla Deficiência e outro (presidente) do Grupo Brasil de Apoio Aos Surdocego e Ao Múltiplo Deficiente Sensorial. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial.

A proposta é proporcionar aos participantes reflexões sobre as mediações dirigidas a pessoas surdocegas e com múltiplas deficiências; discutir as relações entre pensamento e linguagem; possibilitar conhecimentos sobre as estratégias de superação da deficiência sensorial.