Geovana Scalabrini Antunes, aluna da 8ª série (correspondente ao 9º ano do sistema atual) do Colégio de Aplicação Pedagógica da UEM, é finalista na Olimpíada de Língua Portuguesa, categoria Crônica. Seu trabalho, Agradando a Gregos e Troianos, fala sobre a demolição da antiga rodoviária. O anúncio dos 38 finalistas da etapa regional da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro ocorreu na sexta-feira (6). Participaram da fase regional 125 alunos e seus respectivos professores do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, selecionados em todos os estados brasileiros. O evento ocorreu no Teatro Fernanda Montenegro, em Curitiba.

As escolas públicas de todo o País receberam a Coleção da Olimpíada, material de apoio no ensino da escrita de diferentes gêneros textuais para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, que subsidiou o trabalho dos professores em sala de aula. Entre os meses de março e agosto, apoiados na Coleção da Olimpíada, os professores realizaram com seus alunos oficinas de produção de textos. No CAP, a professora Cecília Pope Guerra desenvolveu as oficinas do gênero crônica, com os alunos da 8ª série B, e as de artigo de opinião, com os alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio.

Na fase municipal, também foi classificada a aluna do CAP Karina Mayumi Sakita, com o gênero artigo de opinião. A etapa final será no dia 29 deste mês em Brasília, na qual, serão indicados os cinco vencedores de cada categoria: Poema, Memórias, Crônica e Artigo de Opinião.