A professora Larissa Michelle Lara representou a UEM na Reunião Científica da Rede de Cooperação Acadêmica (Cooperac Dança), de 11 a 13 deste mês, na Unesp. A rede é formada por quatro Programas de Pós-Graduação (Educação Física-UEM-UEL; Instituto de Artes-UNESP-SP; História-UFG; e Escola de Teatro-UNIRIO) e um curso de graduação em Dança (UFV). Os objetivos da rede são: realizar intercâmbio institucional; contribuir para a produção do conhecimento e de materiais de conteúdo científico cultural; interagir com a comunidade artística para que aspectos reforçadores da ruptura teoria/prática sejam discutidos, refletidos e minimizados para proporcionar ao profissional da área oportunidades de expor e vivenciar novas possibilidades nas faces e interfaces da Dança; colaborar na articulação e diálogo entre os pesquisadores e grupos de pesquisas que atuam no campo de estudos da Dança e afins; realizar intercâmbio de conhecimentos na comunidade acadêmica brasileira e internacional, com o estabelecimento de uma rede de pesquisadores, artistas, estudantes e profissionais, entre outros.

Durante o evento, foi lançado o livro do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade DEF/UEM/CNPq, organizado por Lara, intitulado Abordagens Socioculturais em Educação Física. A obra é financiada pela Fundação Araucária, editada pela Eduem (2010), e conta com a participação de oito professores do DEF/UEM, uma professora da UFV e um professor da Faculdade de Motricidade Humana – FMH-Portugal. Tempo livre, lazer, infância, lúdico, capoeira, dança, ginástica, estigma, deficiência, formação e avaliação são os temas constituintes da obra, os quais representam campos de interesse dos autores a partir do reconhecimento de estudos que fazem sua interlocução com as ciências humanas e sociais, retornando à Educação Física de forma a ampliar seu alcance interpretativo.