O II Seminário de Promoção da Saúde, Prevenção e Controle do Tabaco de Maringá será realizado nos dias 29 e 30 deste mês, no Auditório Hélio Moreira e no Teatro Calil Hadad. Na programação, palestras, mesas-redondas, oficinas e apresentação de trabalhos científicos. Os objetivos são os de possibilitar troca de experiências e informações entre municípios, acadêmicos, professores de IES e população sobre a promoção da saúde e prevenção e controle do tabagismo; e propiciar a apresentação de trabalhos científicos em forma de pôster sobre o tema.

A solenidade de abertura está marcada para 19h30, no Hélio Moreira, seguida da conferência Promoção da Saúde e Controle do Tabagismo, com Diego Victória, da Organização Paramericana de Saúde. No período da manhã, a partir das 8h30, será realizada a oficina Integração Vigilância e Atenção Básica no Controle do Tabaco, com Ana Cláudia Bastos de Andrade e André Luiz Oliveira da Silva, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Outros destaques são as palestras sobre Prevalência do Tabagismo nas Américas; Tratamento de Tabagismo no Brasil; Estratégias da Indústria Produtora de Derivados do Tabaco; Atuação das ONGs no Controle do Tabaco; Experiências da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis no Controle do Tabaco; Experiência de Maringá na Prevenção do Uso do Tabaco nas Escolas; entre outros.

O evento, promovido pela UEM, Prefeitura Municipal e Lions Universitário Integração, é voltado para profissionais de saúde, representantes das secretarias de saúde dos municípios do estado do Paraná, acadêmicos e professores de IES, legisladores, população em geral. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 28 pelo site www.tabagismo.uem.br. Outras informações com o professor Celso Conegero, fone 3011-4963.