O professor Marcus Vinicius Fonseca, da UFMG, profere a conferência População Negra e Educação: o perfil racial das escolas mineiras no século XIX, na próxima quinta-feira (25), às 20 horas, no anfiteatro do Bloco I-12.

O professor possui graduação em Filosofi,a pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007), e pós-doutorado em Educação na UFMG.

Atualmente, é professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto. Desenvolve pesquisas na área de história, história da educação e estudos culturais, tratando principalmente das questões relativas ao processo de escolarização da população negra.

É autor do livro A educação dos negros: uma nova face do processo de abolição do trabalho escravo no Brasil (Editora Universitária São Francisco, 2002) e de vários textos publicados em livros e revistas que tratam de temas relacionados à escolarização da população negra no Brasil.

Inscrições on-line até quinta, pelo site do Programa de Pós-Graduação em Educação, www.ppe.uem.br. A taxa é de R$ 10,00Fone: (44) 3041-5076 / 3011-4839. Informações pelos telefones (44) 3041-5076 / 3011-4839.