A Pró-Reitoria de Administração informa que todas as passagens aéreas adquiridas pela UEM das empresas Gol e Azul, através da agência Asa Viagens e Turismo Ltda, estão sendo processadas pelas companhias aéreas dentro de uma conta especial, denominada como “governamental”.

Com isso, a comissão do agente de viagem é assumida pela companhia, refletindo em economia real no preço da passagem para a Universidade, uma vez que, literalmente, este custo não mais é pago pela Instituição.

Cabe salientar que não há um ato formal (contrato) entre as empresas aéreas e a Universidade, por tratar-se de uma prerrogativa das companhias. O processamento da Gol e da Azul é feito diretamente com a agência de viagens responsável, que detém o código da “conta governamental” da UEM aberto pelas companhias aéreas. Esse código foi criado em função do contrato de prestação de serviços entre a UEM e a ASA Viagens e Turismo Ltda., através do Processo nº 13571/07-DMP.

Assim, na prática, todas as compras de passagens aéreas da Universidade com a Gol e a Azul, viabilizadas com essa conta governamental via agência de viagens contratada (AsaTur), passam a ter um custo menor, o que irá gerar uma economia mensal de aproximadamente R$ 4.200,00 para a Universidade.