Aluna de graduação em Química pela UEM conquistou o Prêmio Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, edição 2010, concedido pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República. Rubia Figueredo Gouvea foi premiada com sua tese de doutorado defendida pela Universidade Estadual de Campinas. Seu estudo engloba os padrões eletrostáticos e nanomecânicos de superfícies isolantes e teve como orientador o professor Fernando Galembeck. Na graduação, na UEM, Rubia foi orientada pelo professor Edvani Muniz.

Assim como a ex-aluna da UEM, cerca de 40 premiados, de várias instituições de ensino superior do país, ganharam cada um a quantia de R$ 8 mil e o direito à publicação da tese.
A SAE instituiu o concurso de teses em agosto do ano passado, para estimular a produção de estudos e de pesquisas sobre temas que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico estratégico, o fortalecimento da defesa nacional e os setores considerados fundamentais, como aeroespacial, tecnologias de informação e comunicação, energia nuclear e biotecnologia. O nome do prêmio é uma homenagem a Montenegro Filho, considerado o patrono da engenharia aeronáutica, falecido em 2000.