O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), professor Alípio Leal, reuniu-se, nesta terça-feira (22), com professores de instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas do Estado. Na pauta, o estabelecimento de propostas de ações integradas e diversificadas no cenário internacional. O grupo, formado por oito professores, apresentou as principais iniciativas que consideram fundamentais para que uma relação internacional bem sucedida entre instituições paranaenses e demais entidades seja concretizada. A coordenadora do Escritório de Cooperação Internacional da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Evanilde Benedito (UEM), participou do encontro.

Durante esta primeira reunião para tratar sobre assessoria internacional nas IES, o secretário explicou que é necessária a elaboração de um planejamento estratégico que detalhe quais e de que maneira as ações serão realizadas. Além disso, projetos desenvolvidos de forma conjunta entre duas ou mais instituições serão incentivados.

De acordo com Alípio Neto, é fundamental que haja integração entre as instituições de ensino. “A educação, no governo Beto Richa, deve ser única, integral em seus diversos setores”, informou. Ele completou dizendo que as pesquisas realizadas nas universidades não possuem, ainda, a devida valorização, mas com incentivo é possível gerar mais e, consequentemente, expandir para o cenário internacional.