O reitor Júlio Santiago Prates Filho participou da reunião mensal da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), realizada na última quarta-feira (23), em Brasília, quando foram discutidas, entre outras questões, a participação das instituições no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), realizado em 2010. O processo seletivo do Sisu a ser realizado no primeiro semestre de 2011 selecionará candidatos a vagas para ingresso em cursos no primeiro semestre e, em algumas instituições, também para o segundo semestre de 2011.

Também no encontro da Abruem, os reitores debateram a criação de câmeras técnicas de suporte à entidade, como as de graduação, pós-graduação, extensão e de internacionalização. Esta última foi uma sugestão apresentada pelo reitor da UEM e que foi acatada por unanimidade pelos integrantes da Abruem.