Eduardo Montagnari, professor aposentado da Universidade Estadual de Maringá, ministra a aula magna da primeira turma do curso de Artes Cênicas da UEM, na próxima segunda-feira, dia 28, às 19h30, na Oficina de Teatro, bloco O-8. Logo após, o grupo Teatro Universitário de Maringá (TUM) apresenta o espetáculo Auto dos 99%.

Montagnari foi diretor de Cultura na UEM e secretário da Cultura de Maringá, o que lhe permitiu algumas realizações, entre as quais, aquela da qual mais se orgulha: criação da Oficina de Teatro da UEM. “Nesse espaço por mais duas décadas, trabalhei com colegas profissionais da área, estudantes e jovens atores, pesquisando, e dirigindo peças teatrais e também peças radiofônicas (com alguns prêmios em festivais nacionais). Foram experimentos e montagens enriquecidas para as quais escrevi canções, criando trilhas sonoras e sonoplastias. Nesse período, participei de festivais de teatro com meus trabalhos que renderam convites para participar de muitos outros, ora como selecionador de espetáculos ou comissão julgadora, ora como palestrante. Esse foi um trabalho que ajudou a escrever a história do teatro em Maringá, do Paraná e da Região Sul, do qual muito me orgulho, não apenas pelos prêmios recebidos, mas pelo reconhecimento de colegas, amigos e amigas de arte e ofício. Parte dessa história eu registrei no livro Teatro Universitário em Cenas: referências e experiências, que a Eduem publicou em 1997”.

Foi no rastro desse trabalho, contando com a colaboração de músicos amigos, em especial do maestro e professor Rael Gimenes, que nasceu em 2007, o projeto Dajabuticaba. Um trabalho que registra canções que escreveu e guardou por quase quatro décadas. “Um trabalho feito de versos e de melodias que gosto de alinhavar quando passeio pela memória do meu velho namoro com a canção popular brasileira”.