Nesta sexta-feira (8), no Auditório do Núcleo de Ensino à Distância (Nead), no campus-sede, foi realizada uma reunião entre a Reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e autoridades das cidades que mantém polos dos cursos a distância oferecidos pela UEM.

Estiveram presentes o reitor Júlio Santiago Prates Filho; a vice-reitora Neusa Altoé; a diretora do Nead, Maria Luiza Furlan Costa; prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores e coordenadores de 19 das 20 cidades.

O encontro teve como objetivo estreitar o vínculo entre os gestores das Instituições e prefeituras, para auxílio mútuo na busca de apoio e verbas para esta metodologia de ensino.

A primeira graduação à distância da UEM foi o curso Normal Superior, em 2001, para capacitação de professores. Posteriormente, o governo federal aumentou a demanda por essa modalidade para incrementar o número de vagas de graduação no interior dos Estados e oportunizar a jovens de 18 a 24 anos o acesso ao ensino superior, conforme apresentado na reunião. Atualmente, o Nead oferece 6 cursos de graduação e 3 de pós-graduação distribuídos em 20 cidades.