O I Simpósio de Integração das Disciplinas Básicas Clínicas: unindo o conhecimento científico ao dia a dia do profissional da saúde será realizado de 13 e 14 de maio, no auditório da Sociedade Médica de Maringá (Rua Imburana, nº 176 – Zona 5). A promoção é do Departamento de Farmacologia e Terapêutica da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A abertura do evento está marcada para as 8 horas do dia 13. Em seguida, será debatido o tema Integração das disciplinas Básicas e Clínicas em Anestesiologia e Inflamação. O professor Wilson do Prado (DFT/UEM) fala sobre Bloqueadores Neuromusculares Não Despolarizantes: estudos farmacológicos com implicações na anestesiologia.

Às 10h15, a palestra Ensaios Básicos e Clínicos de Compostos de Origem Natural ou Sintética com Propriedades Anti-inflamatórias reúne quatro professores Ciomar Bersani Amado (UEM); Roberto Cuman (UEM); e Fausto Rodrigo Victorino (Cesumar); e Lívia Bracht (UTFPr/Campo-Mourão).

Depois do almoço, o tema em debate é Integração das disciplinas básica e Clínica em Neurologia e Psiquiatria. Às 14 horas será realizada a palestra Interação básico clínica e outros ingredientes de relevância científica, com o professor Frederico Graeff, lotado no Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Universidade de São Paulo (HCFMRP/USP).

Às 16 horas, serão apresentadas as Linhas de pesquisa e projetos desenvolvidos nas áreas básica e clínica em Neurologia e Psicofarmacologia, do Departamento de Farmacologia e Terapêutica (DFT-UEM).  Se apresentam mais quatro professores da Universidade: Elisabeth Audi; Rúbia de Oliveira; Humberto Milani; e Cármine Porcelli Salvarani.

À noite, o objeto de discussão é a Integração das disciplinas básicas e clínicas em Diabetes. Serão realizadas três palestras: Mecanismos de Regulação da Glicemia e o Diabetes Mellitus, com professor Roberto B. Bazotte (UEM); Aspectos Clínicos das Hipoglicemias, com a professora Miriam Takahashi (UEM); e Tratamento Clínico das Hipoglicemias, com o professor Wilson Eik Filho (UEM).

No sábado (14), pela manhã, o tema é Urgências da Cardiologia. Rogério Toshiro Passos Okawa (UEM) fala sobre Infarto Agudo do Miocárdio; Manoel Fernandes Canesin (UEL) discute Drogas cardiovasculares importantes, mas nem sempre necessárias e, em seguida, Reanimação cardiovascular. A solenidade de encerramento está marcada para 11h45.

Os interessados em participar deve se inscrever no Departamento de Farmacologia e Terapêutica, Bloco K-68, sala 216, no câmpus da UEM, até 6 de maio. Docentes, acadêmicos e servidores da UEM não pagam. Docente, acadêmicos de outras IES e profissionais da área da saúde devem investir R$ 50,00. O telefone para mais informações é o (44) 3011-5249 e o e-mail: sec-dft@uem.br.