O médico José Carlos Amador, superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá, foi eleito um dos vice-presidentes da Abrahue (Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino) para assumir a coordenação do segmento estadual da entidade no Paraná. Na avaliação dele, a Abrahue é uma associação muito importante porque, entre outras coisas, é um fórum onde se discute os problemas em nível de ensino. Conforme Amador, o que se decide na Abrahue acaba sendo aplicado em todo o País. Uma das questões que mais preocupa o médico frente ao novo cargo é o decreto-lei federal que criou uma empresa que vai dirigir os hospitais universitários federais. De acordo com Amador, o decreto prevê a contratação de servidores via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e a opção de o gestor reservar, nos hospitais administrados, leitos também para a iniciativa privada. É o que acontece, hoje, por exemplo, com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde dos 700 leitos existentes 25% são destinados para a iniciativa privada. Segundo Amador, a preocupação dos diretores da Abrahue é de que este modelo de gestão se estenda para os demais hospitais universitários. E, neste quadro, as universidades perderiam a autonomia sobre seus hospitais. Amador foi eleito na última quinta-feira (28), em Brasília, e tomou posse na mesma data.