A Universidade Estadual de Maringá recebe, de 21 a 29 deste mês, as professoras Adriana Upegui Velásquez e Ana Maria Bolívar Noreña, da Faculdade de Artes da Universidade de Antioquia, de Medellín, Colômbia. Durante esse período, as visitantes mantêm contato com professores da UEM, participam de eventos e proferem palestras.

No dia 22, pela manhã, fazem um passeio pela cidade; à tarde e à noite, assistem às atividades do Festival Maio no Palco, promovido pela UEM. No dia 23, às 10 horas, têm um encontro com o reitor Júlio Santiago Prates Filho; às 14 horas, com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Mauro Ravagnani; ainda à tarde, dão entrevista para a TV UEM; às 20 horas, na Oficina de Teatro, Velásquez profere a palestra A Formação do Ator nos Programas de Teatro da Faculdade de Artes da Universidade de Antioquia; logo após, assistem à apresentação do espetáculo Medidas contra a Violência.

No dia 24, estão programados encontros com professores do Departamento de Música; com o pró-reitor de Extensão e Cultura, José Gilberto Catunda Sales; com professores da área de Educação. À noite, as visitantes assistem à apresentação dos grupos de Dança TAP e Oficina de Jazz. No dia 25, encontros com professores da Escola de Música; com a pró-reitora de Ensino, Ednéia Rossi; com professores de Artes Cênicas, Artes Visuais, Música e Curso Técnico em Música. À noite, assistem à apresentação do Fogança.

No dia 25, Velásquez deve proferir uma palestra no Conali (Congresso Nacional de Linguagens em Interação). À tarde, está previsto um encontro de Velásquez e Noreña com professores de Artes Visuais. Nos dias 27 e 28, as visitantes participam do XIV Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Educação Musical, promovido pela UEM e pela Abem. No dia 27, à noite, assistem à estreia do espetáculo A Visita da Velha Senhora, pelo TUM, na Oficina de Teatro; e no dia 28, à noite, assistem à apresentação do espetáculo da Trupe do Trapo, no Teatro Barracão. No dia 29, retornam à Bolívia.