Saiu a lista de filmes selecionados para participarem da Mostra Competitiva do 8º Festival de Cinema de Maringá. Dos 293 filmes inscritos, foram escolhidos 63, que serão exibidos de 20 a 27 deste mês. Dos selecionados, seis são longas metragens de ficção, sete longas documentários, 29 curtas metragens ficção, 12 curtas documentários, oito curtas animação e um curta experimental. Dois filmes são de produtores maringaenses.

No ano passado, aproximadamente 15 mil pessoas participaram das atividades do festival. Neste ano, a expectativa é aumentar esse número. Os locais de exibição de filmes foram ampliados. Além da tenda principal no câmpus da Universidade Estadual de Maringá, outras duas serão montadas. Uma no Jardim Alvorada e outra no Jardim Santo Antonio. Também haverá exibição dos filmes no cinema do Shopping Catuaí.

Este ano dois filmes curtas metragens serão produzidos durante a realização do festival. Essa atividade faz parte das oficinas de cinema que estão programadas para acontecer entre os dias 19 e 24. Para as oficinas, as inscrições podem ser feitas pelo site www.festcinemaringa.com.br.

O Festival tem como tema Cinema e Educação, conta com o patrocínio da Viapar, apoios culturais Rádio UEM, apoios institucionais da UEM, entre outras entidades. A lista dos selecionados pode ser vista no site oficial do evento.