A Universidade Estadual de Maringá (UEM) participou da Inovatec Paraná, uma feira de negócios que reuniu, na primeira semana de maio, em Curitiba, as principais universidades e centros de pesquisa do Brasil. As instituições puderam expor as produções científicas e novas tecnologias para empresas interessadas em novos processos, produtos e serviços.

Durante o evento foram realizadas rodadas de negócios e os centros de pesquisa puderam estabelecer contato com possíveis compradores para seus produtos.

O professor do Departamento de Economia da UEM, Marcelo Farid Pereira, apresentou as patentes e laboratórios da Universidade e empresas da Incubadora Tecnológica de Maringá. Segundo o professor, os encontros foram produtivos. Porém, há dificuldades para a realização dos negócios, como a falta de uma lei específica que fomente o intercâmbio entre instituição de pesquisa e empresa.

“A cultura de produção científica com foco na comunidade interna que ainda existe nessas instituições também se mostra um empecilho para maior produção e negociação de novas tecnologias”, destaca Pereira.

Um case de sucesso dentre as pesquisas da UEM é de um clareador dentário desenvolvido na Universidade e vendido nacionalmente.