O professor Décio Zylbersztajn, da Universidade de São Paulo, proferiu a palestra Agricultura e Sociedade: em busca de relações de equilíbrio, na UEM, na sexta-feira, dia 27. A atividade foi promovida pelos programas de pós-graduação em Economia (PCE) e em Administração (PPA). Antes da palestra os coordenadores dos programas destacaram a importância do professor Zylbersztajn no cenário nacional e internacional. Alexandre Florindo Alves (PCE) disse que o palestrante é destaque como pesquisador e liderança e serve de inspiração para acadêmicos e professores. Citou ainda a relevância de trazer a discussão do tema escolhido. João Marcelo Crubellate (PPA) também destacou a vinda de Zylbersztajn à UEM e a importância da realização de atividades conjuntas entre os dois programas de pós-graduação.

Durante sua fala, Zylbersztajn abordou as crenças e valores influenciando o sistema de produção de base agrícola. Para ele, é necessário que se busque um equilíbrio nas relações dos segmentos produtor, processador, distribuidor e consumidor. Ressaltou que as pesquisas devem tratar dos temas transversais, que devem ter o aspecto da interdisciplinaridade. Citou a importância das instituições no impacto das mudanças, como o Código Florestal em tramitação no Congresso. Abordou também como mudaram as organizações e se estruturaram os novos arranjos institucionais de produção e o sistema de produção integrado, adotado por grandes indústrias. Destacou a necessidade de compartilhamento de conhecimento, que fortalece a necessidade da interdisciplinaridade, da transversalidade das áreas. Finalizou que isto é o desafio para pesquisa em organizações.

Zylbersztajn é bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos, atuando principalmente nos seguintes temas: agribusiness, new institutional economics, custos de transação, cooperativismo e agroindústria.