Ataliba Teixeira de CastilhoDurante o 3º Congresso Nacional de Linguagens em Interação (Conali), realizado de 25 a 27 de maio, o professor e linguista Ataliba Teixeira de Castilho proferiu a  conferência Escrevendo Gramáticas no Século XXI. Ele falou sobre os estudos do português brasileiro realizados há 30/40 anos e traçou um panorama histórico dos estudos da língua oral. Trouxe informações sobre o projeto Norma Urbana Cultura (Nurc), que ele coordenou e envolveu cinco universidades brasileiras. Investigaram a fala das pessoas de cinco capitais do Brasil e constituíram um código da fala. Castilho explicou a elaboração da gramática de como era ante do projeto e depois dele.

Na solenidade de abertura, a coordenadora do Conali, Tânia Braga Guimarães, apresentou os agradecimentos e comentou que a vinda de Castilho era importante, principalmente em razão da expectativa do início do doutorado em Letras. A diretora-adjunta do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Ismara Tasso, apresentou dados do CCH, como tamanho, quantidade de alunos atendidos, e agradeceu aos professores que encamparam a luta pelo doutorado. A diretora de Pesquisa, Valéria Cavalcanti, comentou que os termos do material trazido por Castilho eram os mesmos empregados na Matemática, como linear e não-linear, conjunto. Disse que a Matemática é uma base importante para a sociedade e que não é bem entendida.

O evento registrou 701 inscritos, cerca de 300 trabalhos apresentados, 25 simpósios e 12 minicursos, além das palestras e conferências. Foi promovido pelo Departamento de Letras da UEM. O foco esteve sobre as áreas de Linguística, Literatura, Línguas Estrangeiras e demais temas relacionados.