Todos os mebros da Comitiva no primeiro dia de visitasA delegação de reitores da ABRUEM continua hoje (7), em Bragança, o ciclo de visitas técnicas aos órgãos ligados a educação de Portugal. Até o dia 18 deste mês, os integrantes da Missão Internacional da associação seguem conhecendo as instalações de diferentes instituições de ensino superior do país lusitano. Entre os membros da comitiva está o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho.

Na programação de hoje, estão agendados um encontro com a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e também uma visita técnica ao Instituto Politécnico de Bragança. Durante estes encontros, os reitores das IES filiadas à ABRUEM, procuram estabelecer acordos que viabilizem a mobilidade acadêmica e o intercâmbio cultural.

A AULP é uma organização que congrega como associados universidades e instituições de ensino e pesquisa de nível superior dos sete países de língua oficial portuguesa e Macau, e tem como objetivo promover a cooperação entre universidades e IES superior através do intercâmbio de pesquisadores e estudantes.

Empenhado na formação de qualidade e na promoção de atividades de pesquisa e extensão que tenham impacto nos meios econômico, social e cultural, o Instituto Politécnico de Bragança, trabalha para colaborar com o desenvolvimento da região em que está instalado.

Primeiro dia de visitas

Ontem (6), os 28 integrantes que compõem a delegação, conheceram as instalações da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e tiveram uma reunião com o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

Nascida em 1986, a UTAD, possui 40 cursos de graduação, congrega sete mil alunos e tem como objetivos principais o ensino, a pesquisa, a extensão e apoio à comunidade. O reitor desta é instituição é o professor Carlos Alberto Sequeira.

O CRUP, órgão criado em maio de 1979, que tem como função a coordenação e representação das universidades e institutos públicos portugueses e da Universidade Católica Portuguesa, tem entre suas competências o dever de contribuir para o estreitamento das ligações com órgãos estrangeiros.

Ao final do dia, o presidente da ABRUEM, Antonio Joaquim Bastos da Silva, ressaltou a importância das visitas técnicas aos órgãos ligados ao ensino superior de outros países. “Nas viagens temos a oportunidade de fechar parcerias com universidades estrangeiras que beneficiam os dois lados. Isso é um passo muito importante para o fortalecimento do ensino superior das IES filiadas à associação”, explicou Bastos da Silva.