A Trilha Ecocultural pelo câmpus da Universidade Estadual de Maringá, na manhã desta quarta-feira, dia 8, começou com exercícios de alongamento em frente à Reitoria. A atividade faz parte da programação da segunda edição da Semana Ambiental, promovida pela UEM. O objetivo foi o de permitir que as pessoas conheçam a Universidade e saibam se localizar nela. A proposta é percorrer diversos espaços dentro do câmpus, abrindo a UEM à comunidade maringaense para que a Instituição seja conhecida em seus diversos ambientes. O que se quer é provocar o senso de responsabilidade e respeito, sobretudo porque a UEM é um patrimônio que merece cuidado. No roteiro, museus, setores administrativos, laboratórios, capela ecumênica, Oficina de Teatro, Estação Climatológica, complexo de Educação Física, entre outros.

Embora aberta a todos interessados, a maioria foi formada por alunos, principalmente calouros, como a estudante de Direito, Gabriela Pita Rizzato. A acadêmica confidenciou que achou a iniciativa interessante porque, desde o início do ano, só conhecia o trajeto da casa ao bloco onde estuda e agora tinha a oportunidade de ter contato com o resto da Universidade. Já o veterano Rafael Veríssimo Siquerelo conhece o câmpus razoavelmente, mas seu trajeto concentra-se na Biblioteca Central, bloco e Restaurante Universitário. A partir dessa ação, terá condições de conhecer as outras áreas da Instituição.

A Semana Ambiental segue até o dia 10 com oficinas, debates, palestras, entre outras atividades. Outro ponto importante dentro da Semana é a  audiência pública da Comissão Ambiental da UEM, marcada para sexta-feira, dia 10, às 8h30, no Dacese. A Comissão foi criada, por ato oficial da Reitoria, para elaborar a Política Ambiental da Universidade, contribuindo alcançar a meta de transformar a UEM na primeira universidade 100% sustentável do Paraná. Nos dias 9 e 10, ocorrerá também a Feira de Produtos Orgânicos da Agricultura Familiar e da Agroecologia de Maringá e Região, que será montada ao lado do Restaurante Universitário. A programação pode ser consultada no site www.ddp.uem.br. Outras informações sobre a Semana no site do evento, ou pelo fone 44 3011-4782.