O reitor da UEM participa da comitiva, junto com Décio Sperandio, reitor na gestão 2006-2010, atual assessor técnico da Seti

No terceiro dia de visitas às instalações de instituições de ensino superior (IES) portuguesas, realizado ontem (8), os representantes da Missão Internacional da Abruem conheceram a Universidade do Minho (UM), em Braga. A delegação segue no país lusitano até o próximo dia 18.

Fundada em 1983, a UM tem como missão gerar e difundir conhecimento, promovendo a educação superior e contribuindo para a construção de um modelo de sociedade baseado em princípios humanistas, nos quais o saber, a criatividade e a inovação são fatores de crescimento, desenvolvimento sustentável, bem-estar e solidariedade.

Após a visita a UM, a comitiva seguiu para Porto, cidade conhecida mundialmente pelo vinho e pelo patrimônio histórico. Lá, a delegação fica até este sábado, dia 11.

Durante as visitas realizadas, além de conhecer um modelo de educação superior diferente do nacional, os integrantes da comitiva, trabalham para que acordos entre as IES brasileiras e portuguesas sejam fechados. O reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, integra a comitiva.

Para o presidente da Abruem, Antonio Joaquim Bastos da Silva, durante esta viagem, certamente convênios que favoreçam a mobilidade acadêmica e o intercambio cultural irão acontecer. “Em outras ocasiões, como na viagem a Espanha, acordos foram fechados, e tenho certeza, que em Portugal não será diferente”, destacou Bastos da Silva.