Nesta terça-feira (13), será entregue a premiação ao vencedor do concurso do logotipo do XX Encontro Brasileiro de Ictiologia (EBI). A solenidade será realizada às 14 horas, no auditório Ângelo Planas, na Associação Comercial de Industrial de Maringá (Acim). “Em meio a 188 propostas enviadas por 92 participantes, provenientes de 10 estados brasileiros, a comissão organizadora selecionou as cinco que tinham mais a ver com a identidade proposta para o evento”, conta a presidente da Comissão Organizadora do XX EBI, Carla Simone Pavanelli.

Estas foram avaliados pela comissão julgadora segundo cinco critérios especificados no edital. “Duas propostas empataram na pontuação final e foi utilizado o primeiro critério de desempate (comunicação) para se conhecer o melhor trabalho, que será premiado com o valor de R$ 1.000,00, oferecido ACIM/FIEP de Maringá”, acrescenta Carla.

As cinco melhores propostas foram, em ordem crescente de colocação, as dos designers Selma Hidae, Alexanderson Rocha de Souza e Jamyle Sylvia Sotti Silva, de Maringá, João Henrique Thomasi Delfino, de Bauru, e do estudante Vastí, também de Maringá. Todas serão expostas durante o evento, que será realizado em janeiro de 2013, na Universidade Estadual de Maringá.

A logomarca vencedora reforça o tema do encontro, com peixes estilizados, a cauda dos peixes no formato dos números romanos e a sigla do evento no corpo do peixe. “As cores utilizadas, como o verde (cor universal da natureza) e o azul escuro (maturidade e chama ao infinito), são os elementos principais da nossa cidade, bem arborizada e plana, também não fugindo do cenário aquático. A diagramação da logomarca, desde os peixes e do nome do encontro, foi trabalhada para passar a ideia de união e reunião, que é o propósito de evento de congregar os associados da SBI, e os resultados de pesquisas científicas na área da Ictiologia”, explica a designer Selma Hidae.