Foi criada, no dia 9, a União Metropolitana Paradesportiva de Maringá (UMPM), que congrega associações que já desenvolvem o esporte praticado por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida na região. O principal objetivo será o de fomentar o paradesporto, criando as condições para que seus atletas se destaquem nas competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais.

Dentre as associações envolvidas estão a ASACEC – Sarandi, a Adevimar, a Assama, a AMDF, o CVI, o Proefa/UEM, o CAP/Amacap. Estas associações estão inseridas em esportes como o goalball, atletismo, futebol 5, vôlei sentado, bocha adaptada, basquete sobre rodas, handebol em cadeira de rodas.

Dentre as competições previstas para o ano de 2011, estão o Brasileiro de HCR4 em Itajaí, neste mês junho; o Regional Sul de Goalball, em julho; o Paranaense do HCR, em agosto, setembro e novembro; o Brasileiro de Bocha Adaptada, em setembro; a II Etapa do Paranaense de Voleibol Paraolímpico e Campeonato Brasileiro de Futebol para Amputados, em agosto. Estas ações estão sendo realizadas em conjunto com o Departamento de Educação Física da UEM, onde o professor Décio Roberto Calegari desenvolve o Programa de Educação Física Adaptado (Proefa).

A diretoria é formada por Paulo Reinaldo Rossi (presidente), Ricardo Alexandre Vieira (vice-presidente), Mariana Piculli (primeira secretária), Paulo Rogério Fernandes (segundo secretário), Silvio José Podadeiro Rodrigues (primeiro tesoureiro), Joaquim Teixeira Batista (segundo tesoureiro) e Décio Roberto Calegari (diretor esportivo).