Nesta segunda-feira (4), foi inaugurada a exposição Expressão pela Arte: Maringá e o processo de desinstitucionalização, no Museu da Bacia do Paraná (MBP), localizado no câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Participaram da solenidade o secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Nardi, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Jose Gilberto Catunda Sales, e o conselheiro municipal de Saúde, Carlos Roberto Rodrigues.

Os trabalhos expostos foram produzidos por pessoas com algum tipo de transtorno mental e que são acompanhadas pela secretaria de Saúde do município, através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e unidades básicas de saúde (UBS). Segundo a psicóloga Raquel Barros de Souza, a divulgação das obras produzidas nas oficinas terapêuticas tem o intuito de promover inclusão e cidadania daquelas pessoas que são atendidas pelos CAPSs e UBSs de Maringá. “Nós fazemos exposições locais, nas comunidades que atuamos, mas muitos deles nunca tinham visto um museu. O objetivo é que eles vejam e sejam vistos por uma população maior do que aquela que eles estão acostumados”, afirma Raquel.

A exposição fica aberta até dia 28 (quinta-feira). O MBP funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas. Outras informações pelos telefones (44) 3011-4294 e 3011-4554.