Quatro pianistas e professores da Universidade Estadual de Maringá estão participando do Ciclo Integral das Sonatas de Beethoven, que classificam como projeto inigualável em termos de importância tanto artística quanto acadêmica. É realizado toda última quinta-feira do mês, portanto, neste dia 28 também. A apresentação é aberta ao público e começa às 21 horas, com entrada franca, no Auditório Shizuko Miyamoto, da Fundação Luzamor.

Ao longo do ano, as 32 sonatas estão sendo interpretadas por Geraldo Ribas, Hideraldo Grosso, Ticiano Biancolino e Yuri Pingo. Para eles, a importância desse ciclo, para o mundo das artes, tem peso equivalente ao que se confere às teorias da psicanálise e da relatividade, no campo das ciências, por exemplo, quando a genialidade do compositor alemão tem a mesma proporção da de um Freud ou de um Einstein. Há ainda quem reconheça, nas 32 sonatas, a mesma importância dada ao conjunto de obras de Leonardo da Vinci.

As apresentações estão sendo gravadas. A atividade conta com apoio da Prefeitura Municipal de Maringá (Convite à Música).