O professor do Departamento de História (DHI) da Universidade Estadual de Maringá, Angelo Priori, assumiu, na última semana, dois cargos diretivos em instituições de âmbito nacional da área de História. Ambos os mandatos são por dois anos.

O primeiro cargo assumido (domingo, 17) foi a coordenação nacional do Fórum de Pós-Graduação em História, órgão que congrega todos os programas de pós-graduação em História do Brasil (ao todo são 58 programas credenciados pela Capes). O Fórum tem a função de formular as políticas de pós-graduação em História, acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da área no País, avaliar a produção acadêmica, sobretudo os livros, os periódicos e os eventos.

O professor Angelo também tomou posse como secretário geral da Associação Nacional de História (ANPUH), instituição fundada em 1961 que congrega 4 mil profissionais. Além da representação e dos interesses profissionais, a ANPUH tem como objetivo articular políticas de fortalecimento de graduação e de pós-graduação em História, preservação do patrimônio histórico e cultural do País e fortalecimento do ensino de História na educação básica. A posse na ANPUH ocorreu durante o XXVI Simpósio Nacional de História, realizado na Universidade de São Paulo (USP), na última quinta-feira (21).