O professor Giuliano Pimentel, do Departamento de Educação Física da UEM, participou do livro Educação Física Escolar: desafios e propostas 2, cuja segunda edição, lançada neste ano, foi escolhida para fazer parte do Programa Sala de Leitura do FDE/SP, compondo, assim, o acervo de 4.211 escolas de ensino fundamental e médio da rede pública estadual de São Paulo. A Secretaria da Educação, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), distribuirá um acervo às Salas de Leitura para as escolas de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental e Ensino Médio, como parte da formação continuada dos professores.

A obra, publicada pela Editora Fontoura, foi organizada pelos professores Evando Carlos Moreira e Raquel Stoilov Pereira, da UFMT, e apresenta orientações para o trabalho pedagógico na Educação Física Escolar. Pimentel participou com um capítulo sobre a educação para e pelo lazer na escola, situando as melhores estratégias para o que ele denomina de educação lúdica. Para tanto, se valeu de sua experiência de 10 anos junto à Ludoteca, ao Grupo de Estudos do Lazer e ao Laboratório do Lúdico, todos projetos de ensino, pesquisa ou extensão da UEM. Segundo o professor, é uma realização saber que reflexões e procedimentos validados na área acadêmica sejam disseminados, num só programa, a todos os professores da rede pública estadual de São Paulo.

Detalhes sobre a obra podem ser obtidos no site da editora http://www.editorafontoura.com.br/editora/produtos/educacao-fisica-escolar-desafios-e-propostas-2.htm.