A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é tri-campeã consecutiva do 51º Jogos Universitários do Paraná. A competição foi realizada entre os dias 3 e 10 deste mês, em Curitiba. A UEM se destacou nas modalidades individuais,  conquistando o primeiro lugar nas categorias de atletismo masculino e feminino, xadrez masculino e feminino, tênis de mesa masculino e vice-campeã no judô masculino e tênis de mesa feminino. Os atletas trouxeram ao todo para a Universidade oito troféus de campeão e dois de vice.

Esse expressivo resultado se deve ao apoio da reitoria e a adoção de uma política de incentivo aos atletas universitários, para que participem destes tipos de eventos. Segundo o coordenador da CDR, professor Alexandre Miyaki da Silveira, a UEM e a IES públicas não conseguem contratar técnicos e atletas para representar a instituição então contam com os próprios talentos que existem no câmpus. Disponibilizam horários de quadra, piscinas e academia para os atletas treinarem, além de custear as despesas de viagem.

Essa política vem dando certo e mostrando resultados expressivos a cada ano. Desde 2006, a participação da UEM vem crescendo nos jogos. A Instituição foi campeã em 2007, vice campeã em 2008 e voltou a conquistar a primeira colocação em 2009, 2010 e em 2011. A UEM aguarda agora a convocação dos atletas para participarem das Olimpíadas Universitárias Brasileiras, em novembro, na cidade de Campinas-SP.