Um quarto de século feito de lutas, conquistas, contribuições para a ciência e de serviços prestados à comunidade.

No começo era um sonho, amadurecido com o tempo e que se tornaria realidade em agosto de 1988. Era o início de uma história feita de desafios e conquistas. Lá se vão 25 anos desde que o curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá recebeu a primeira turma.

O curso de Odontologia da UEM surgiu como a maioria dos cursos de universidades públicas, grandes ou pequenas. Não havia um espaço próprio, as salas, os laboratórios, tudo funcionava em ambientes improvisados, com material restrito e quase nenhum recurso. Grandes mesmo eram o empenho e a vontade daqueles que ajudaram a dar os primeiros passos nessa caminhada.  Aos poucos, a Universidade começou a receber novos professores, alguns já qualificados e outros que logo começariam a buscar os cursos de mestrado e doutorado em outras universidades do País para trazer mais conhecimento e experiência ao recém-criado Departamento de Odontologia.

Com o passar do tempo, o Departamento de Odontologia foi ganhando corpo, força, destaque e, claro, instalações mais adequadas. Vieram então os primeiros projetos de pesquisa e de extensão universitária, permitindo assim as contribuições do curso para a ciência e para a comunidade de Maringá. As primeiras turmas começaram a se formar. Novos profissionais chegavam ao mercado e o curso que surgiu modesto ia conquistando um espaço cada vez maior. Foram inúmeras as conquistas coletivas que ajudaram a construir essa história que hoje completa 25 anos.

Nessa jornada, o curso de Odontologia formou mais de 550 profissionais. Realizou mais de 45 cursos de especialização e atualização profissional, hoje, com o curso de Mestrado, tem preparado muitos profissionais também para a atuação acadêmica. Dentistas, especialistas e mestres formados na UEM hoje estão em consultórios e universidades de todo o País.

“Olhando pra trás e percebendo tantas conquistas, a gente vê quanto valeu a pena o esforço e a dedicação de cada um que participou da construção dessa história. Foi uma longa jornada que teve a contribuição de muitos que passaram pela UEM e de todos os que continuam no departamento de Odontologia”, diz a professora Lilian Cristina Vessoni Iwaki, coordenadora do curso. “Agora é o momento de festejar, de reconhecer tudo o que foi alcançado e traçar novas metas”, destaca. E pra isso, a comemoração dos 25 anos do curso de Odontologia inclui uma série de atividades.

O primeiro, agora, nos dias 25 a 27 de setembro, é o IX Conclave Maringaense de Odontologia, que vai ser realizado no Hotel Bristol, juntamente com o VI Simpósio de Pós-Graduação em Odontologia. Haverá a participação de palestrantes de grande importância no cenário nacional, pesquisadores, apresentação de trabalhos científicos e uma mostra comercial. O encerramento do curso de qualificação da gestão do SUS em Saúde Bucal, com a presença do coordenador nacional de saúde bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Alfredo Pucca Junior, e do coordenador estadual, Leo Kriger, também faz parte das comemorações.

MOMENTO FESTIVO

Uma grande confraternização está sendo programada para o dia 27 de setembro quando será realizado um jantar comemorativo no Clube Olímpico de Maringá. A expectativa, principalmente dos antigos professores, é reunir ex-alunos, acadêmicos, funcionários e professores, desde os mais antigos até os que chegaram há pouco tempo ao departamento. “Todos ajudaram a construir essa história de êxito ao longo desses 25 anos”, diz a chefe de departamento Marina de Lurdes Calvo Fracasso.

E neste período de comemorações, alguns nomes devem ser lembrados, como dos professores Carlos Alberto Conrado, Guilherme Simões Gomes, Carlos Roberto Colombo Robazza e Andrés José Tumang, que foram mentores e pioneiros na implantação do curso.