2024 05 14 Reinauguracao do Bloco do Direito D 34 0262

A Associação Amigos do Bloco D-34 conta, atualmente, com cerca de 600 integrantes

Galeria de fotos

Foi realizada nesta terça-feira (14), a reinauguração do Bloco D-34 do campus da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O evento contou com a presença de alunos, ex-alunos, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras autoridades. O bloco do curso de Direito foi reformado por iniciativa de professores e ex-alunos. A cerimônia ocorreu na pracinha de convivência na entrada principal do prédio.

A reforma foi financiada por contribuições de pessoas físicas, principalmente ex-alunos do curso de Direito da UEM, que hoje são advogados, promotores, professores, juízes, delegados, empresários e profissionais de outras áreas. Estes ex-alunos são membros da Associação Amigos do Bloco D-34, que atualmente conta com cerca de 600 integrantes.

Para o criador da associação, o professor Alaercio Cardoso, que leciona no curso de Direito da UEM há quase 40 anos, “esta é apenas a primeira etapa das obras. Nós vamos conseguir mais recursos para fazer mais. A ideia inspirou outros cursos, como Agronomia e Medicina. A intenção foi mobilizar pessoas que têm gratidão pelo curso, por terem se formado aqui. A UEM proporcionou a eles serem o que são hoje na profissão, e eles demonstraram essa gratidão. Nós somos eternamente gratos a todos eles.”

A presidente da Associação D-34, Ana Cláudia Pirajá Bandeira, destacou: “É extremamente importante que a gente se sinta bem no lugar onde passamos a maior parte de nossas vidas, que é durante a formação universitária. Quando saírem da universidade, lembrem-se de que a universidade não sai de vocês. Cada coisa que aprenderem aqui deve se transformar em um ato de justiça para o próximo, essa é a nossa missão.”

A vice-reitora Gisele Mendes agradeceu a todos da Associação D-34 pelo esforço feito para revitalizar o bloco: “Em uma reunião com o professor Alaercio, conseguimos gestar essa ideia que hoje se torna realidade. Vamos reestruturar também as associações da nossa universidade para que ela seja ainda mais linda, por dentro e por fora. Deixo a frase que diz: um sonho que se sonha só, é um sonho que se sonha sozinho, mas um sonho que se sonha junto, vira realidade.”

O reitor Leandro Vanalli falou da importância deste momento: “Nossa universidade recebe a primeira contribuição da Associação do Bloco D-34, que reúne ex-estudantes agora formados no curso de Direito. Estes operadores do Direito estão em diversas funções na sociedade, desde seus escritórios de advocacia até cargos públicos, sempre levando à frente o bom nome da nossa universidade.”

Vanalli concluiu afirmando que “a UEM, em nossa gestão, tem motivado outros cursos a criarem suas associações de ex-alunos. Não é apenas pela questão financeira, mas pelo sentimento de pertencimento, para que a UEM tenha pessoas que a defendam, lembrem-se dela e cultivem seu bom nome.”