nead

Concluintes de quatro cursos da UEM celebraram formatura com a presença de amigos e familiares via Google Meet

O Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou, na noite desta terça-feira (28), cerimônia remota de colação de grau. Por meio da plataforma Google Meet, o evento reuniu professores, tutores, autoridades acadêmicas e convidados, além de amigos e familiares de seis neograduadas.

Todas mulheres, as formandas representaram quatro cursos de graduação diferentes, ofertados pela UEM na modalidade EaD (Educação a Distância) - Administração Pública (polo de Sarandi), Ciências Biológicas (polos de Assaí e Sarandi), Letras (polos de Ivaiporã e Sarandi) e Pedagogia (polo de Jacarezinho). As novas profissionais passaram a compor o rol de 83.354 estudantes formados na história da UEM.

Presidente da sessão solene, a vice-reitora da Universidade, Gisele Mendes de Carvalho, celebrou a democratização do acesso ao ensino superior promovida pela modalidade EaD. “Hoje, vocês se tornam profissionais e demonstram, mais uma vez, o alcance da nossa UEM, que leva Maringá no nome, mas que chega a muitos outros municípios. E mostram também o alcance da universidade pública, gratuita e de qualidade, e a importância desse ensino público para o progresso da nação”, declarou às neograduadas. “A grandeza da nossa Universidade está na entrega que fazemos hoje. O melhor que podemos oferecer à sociedade são os nossos profissionais formados e formadas pela UEM”, completou.

A concluinte Simone Dias Costa Nisterac, do curso de Letras EaD, prestou o juramento profissional em nome de suas colegas. Já a oradora geral da noite, Rosana Paula da Rosa, que se graduou em Pedagogia EaD, discursou sobre a trajetória das estudantes até a colação de grau. “Passamos por desafios, noites sem dormir, provas difíceis, internet que oscilava, e logo recorríamos aos nossos tutores, que prontamente nos atendiam e nos incentivavam a seguir. Ao recebermos nossos diplomas, celebramos não apenas a conclusão de um curso, mas também a determinação, a resiliência e o esforço que nos trouxeram até aqui”, enfatizou.

Os diplomas de conclusão de curso foram disponibilizados às concluintes via e-mail, pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAA), após a cerimônia.

Ocuparam espaços de honra a solenidade a coordenadora do curso de Administração Pública, Glaucia de Souza Munhoz; o coordenador do curso de Ciências Biológicas EaD, Carlos Alexandre Fernandes; a coordenadora do curso de Letras EaD, Carmen Rodrigues de Lima Delagnesi; e o coordenador do curso de Pedagogia EaD, Célio Juvenal Costa.

Também participaram da cerimônia a chefe de gabinete da Reitoria, Maria Luísa Furlan Costa; o pró-reitor de Ensino, Marcos Vinicius Francisco; o coordenador da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UEM, José Ricardo Penteado Falco; a diretora-adjunta do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH), Érica Fernandes Alves; o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), Gilberto Joaquim Fraga; e a diretoria-adjunta do Centro de Ciências Biológicas (CCB), Ana Paula Vidotti.