Delegação UEM Campeonato Brasileiro Karatê JKA

Viviane de Oliveira foi campeã Kata Master e Juvenal Kitamura foi bronze Kata Master e Kumite Master

Nos dias 1º e 2 de junho, atletas do Instituto Hagakure, projeto de Karatê da Universidade Estadual de Maringá (UEM), conquistaram uma medalha de ouro e duas de bronze no 24º Campeonato Brasileiro de Karatê Shotokan JKA 2024. A delegação da UEM foi composta por cinco atletas, um delegado e um técnico. O evento ocorreu no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB), em Brasília. 

Viviane Fátima de Oliveira, faixa verde, ganhou ouro na categoria “Kata Master Aspirantes 40-49 anos - faixas cinza a roxa”. Juvenal Massatochi Kitamura, faixa marrom, ganhou dois bronzes nas modalidades “Kata Master Aspirantes 40-49 anos - faixas marrom e preta” e “Kumitê Master Aspirantes 40-49 anos - faixas marrom e preta”. 

Atletas Karatê

Além dos atletas medalhistas, Benedilson Maycon Ogawa, faixa preta 2º Dan, conquistou o 7º Lugar na categoria “Kumitê Master 46-50 anos”. Marcelo Alessandro Pereira, faixa preta 4º Dan, ficou com o 8º Lugar na categoria “Kata Master 46-50 anos”. O atleta Natan de Oliveira Lunardelli participou na categoria de “Kata 13-14 anos”. Benedilson Ogawa atuou ainda como delegado na competição e Marcelo Pereira, coordenador e professor do projeto de Karatê da UEM, atuou como técnico da delegação.

O evento teve como organização o Instituto Shotokan JKA Brasil em conjunto com a UnB. Participaram mais de 700 pessoas de todo o Brasil que competiram nas modalidades de Kata e Kumitê (individual e equipes). Antes do campeonato, ocorreu o Curso Técnico Internacional de Karatê-Dô Shotokan ministrado pelos mestres Yutaro Ogane, 5º Dan JKA, instrutor no Hombu Dojô no Japão e Yoshizo Machida, 8º Dan JKA, presidente da JKA Brasil.

“Foi uma honra levar nossos atletas para representar a UEM neste evento nacional da JKA e principalmente poder participar do curso incrível com Ogane Sensei e Machida Sensei”, destaca o coordenador do Karatê e técnico, “Parabenizo nossos atletas pelos resultados e por aproveitarem essa oportunidade.”

Instituto Hagakure: Projeto de Karatê-Dô Tradicional da UEM, fundado em março de 2008 como uma escolinha voltada para crianças de 7 a 12 anos. Hoje, o projeto atende crianças, jovens e adultos, com turmas para iniciantes e treinamentos para graduados, com aulas de terças, quintas e sábados, com mais de 130 alunos. O projeto faz parte do Centro de Excelência em Atividades Físicas (Ceaf) da UEM, administrado pela Coordenadoria de Desporto e Recreação (CDR).

 

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)