podple

Objetivo é destacar a importância do estudo linguístico e literário para a educação básica no país

O Programa de Pós-graduação em Letras (PLE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) lançou o podcast "Podple". A utilização do recurso visa divulgar os projetos, linhas de pesquisa, estudos, corpo docente, atividades e eventos promovidos pelo PLE.

Lançado em fevereiro deste ano, o objetivo do programa é compartilhar com a comunidade externa as pesquisas desenvolvidas na pós-graduação em Letras e destacar a importância do estudo linguístico e literário para a educação básica no Brasil.

Em sua primeira temporada, desde seu lançamento, já foram produzidos 10 episódios. Todas as terças-feiras, um novo episódio do Podple vai ao ar. Participam dos programas pós-graduandos, docentes e egressos do PLE, além de convidados externos.

Entre os episódios produzidos, dois tiveram maior destaque: o episódio cinco, intitulado “Fake News”, e o episódio seis, que discutiu a literatura no Materialismo Lacaniano.

A professora e coordenadora do PLE, Josimayre Novelli, conta que “a criação do Podple foi inspirada no PodCAPES. Minha ideia era pensar em uma maneira de compartilhar as pesquisas que são desenvolvidas no âmbito do PLE, com o intuito de compartilhar o conhecimento produzido na universidade com a comunidade externa. Como somos um Programa nota 6 (avaliação feita pela Capes), nos preocupamos com a contribuição das nossas pesquisas e seu impacto na educação. Nossas pesquisas têm sido referência no cenário nacional e precisamos publicizá-las não somente por meio de eventos acadêmicos/científicos, mas também em outros espaços e canais de comunicação para que todos possam ter acesso”.

Novelli espera que o Podple se torne um projeto de referência para os programas de pós-graduação, “visto que ele contempla não somente a comunidade acadêmica, mas, principalmente, a sociedade, pois ele está em todas as plataformas, incluindo o Spotify. Já projetamos a próxima temporada de gravações, nosso objetivo é lançar a 2ª temporada no segundo semestre de 2024”.

Conheça este projeto no Spotify, Instagram e YouTube (@ple.uem).

Sobre: O PodCAPES é o podcast oficial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculada ao Ministério da Educação.