2024 06 14 Recepção Alunos Indigenas2329

Eles apresentaram dois documentos expressando suas necessidades, com objetivo de fortalecer o convívio na instituição

Galeria de imagens

O reitor Leandro Vanalli e a vice-reitora Gisele Mendes recepcionaram hoje (14) um grupo de alunos indígenas da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Os estudantes apresentaram dois documentos expressando suas necessidades: o primeiro solicita um espaço de sociabilidade tradicional, como um centro acadêmico para os estudantes indígenas, com o objetivo de fortalecer o convívio e as práticas culturais, como cantos, rezas, danças, contos, histórias e estudos. O segundo documento trata da moradia estudantil para os estudantes indígenas.

A articulação dos universitários indígenas busca, por meio destes documentos, expressar as necessidades dos estudantes indígenas que fazem parte da UEM, universidade que assumiu o compromisso e responsabilidade de inclusão dos originários neste espaço acadêmico.

O reitor afirmou que todas as demandas de políticas de permanência que chegam à administração da universidade têm sido atendidas. Além disso, ele destacou que a reitoria está aberta a novos projetos e que, embora não elabore os projetos, todos aqueles que são apresentados são muito bem-vindos. "Vocês podem contar com nosso apoio na busca de recursos ou na facilitação para o desenvolvimento de projetos por meio de nossas pró-reitorias e demais órgãos acessórios à nossa gestão", conclui o reitor.

Ao final da recepção, o reitor deixou um convite aos estudantes para as próximas reuniões.

Também estiveram presentes na recepção: a coordenadora da Comissão Universidade para os Índios (Cuia), Maria Christine Berdusco Menezes; a assessora de Políticas de Inclusão, Isabel Cristina Rodrigues; a professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), Maria Simone Jacomini Novak; a chefe de gabinete (GRE), Maria Luisa Furlan Costa; e o pró-reitor de Ensino (PEN), Marcos Vinícius Francisco.