Café 20.06 site site

Evento ocorrerá no dia 20 deste mês e será realizado no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc)

O Departamento de Filosofia (DFL), em parceria com a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), promoverá, na quinta-feira (20), das 15h às 17h, no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc), mais uma edição do Café Filosófico.

Com o tema "Para bem compreender o estoicismo hoje: razão, natureza e liberdade", a palestra será conduzida pelo mestre e doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Carlos Renato Moiteiro. Com aperfeiçoamento em Bioética Clínica y Social pela RedBioética da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) América Latina. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e coordenador da Kula Webrpadio Universitária, na mesma instituição. Tem articulado atualmente pesquisas sobre a filosofia da antiguidade tardia do cristianismo, com especial destaque para a mística, bem como sobre o método de investigação arqueológico de Michel Foucault e suas contribuições para o estudo de temas clássicos.

A presente conferência procura esclarecer o lugar do Lógos universal na cosmovisão estoica, bem como seu papel na determinação das noções de natureza e liberdade, a partir da qual a antropologia estoica e sua concepção de logos spermátikos serão objetos da reflexão.

O Café Filosófico é um espaço cultural dedicado ao desenvolvimento humano, buscando valorizar a reflexão filosófica sobre uma variedade de temas relacionados à condição humana. Os diálogos visam promover a vida e sua qualidade, analisando e discutindo os diversos dilemas da existência humana e o exercício da cidadania.

O projeto foi iniciado pelos acadêmicos da Unati e está aberto à comunidade interessada em debater tanto temas filosóficos quanto assuntos gerais sob uma perspectiva filosófica.

A palestra será aberta ao público, sem cobrança de taxa de inscrição. Outras informações podem ser obtidas por meio deste site da UEM ou pelo e-mail institucional sec-dfl@uem.br.

Estoicismo

Estoicismo é uma escola e doutrina filosófica surgida na Grécia Antiga, que preza a fidelidade ao conhecimento e o foco em tudo aquilo que pode ser controlado pela própria pessoa. Despreza todos os tipos de sentimentos externos, como a paixão e os desejos extremos. Sendo assim, para o ser humano alcançar a verdadeira felicidade, deveria depender apenas da sua “virtude”, ou seja, os seus conhecimentos e valores, abdicando totalmente do “vício”, considerado pelos estoicos um mal absoluto.