Ganepão Nutrição

Trabalhos premiados pertencem à categoria de estudos não-clínicos e são do Laboratório de Metabolismo Hepático

Alunos do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica (PBQ), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), conquistam dois prêmios durante o Ganepão 2024, maior congresso de Nutrição da América Latina, realizado entre os dias 13 a 15 de junho, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Os acadêmicos Beatriz Paes Silva e Gustavo Henrique de Souza ficaram em segundo lugar no 3º Prêmio Ganepão com o trabalho “Potencial terapêutico de resíduos da acerola (Malpighia emarginata) no controle glicêmico e na resistência a insulina de animais obesos”. O trabalho foi orientado pelas professoras Rosane Marina Peralta e Anacharis Babeto de Sá-Nakanishi.

Os estudantes Maiara Mikuska Cordeiro e Gustavo Henrique de Souza também conquistaram o primeiro lugar na sessão especial de pôsteres no 26º Fórum Paulista de Pesquisa em Nutrição Clínica e Experimental. Eles elaboraram o trabalho “Benefícios da suplementação de vitamina D3 na redução do peso corporal e esteatose hepática em ratos obesos” com orientação de Dionizia Xavier Scomparin e Jurandir Fernando Comar.

“Como membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Metabolismo Hepático e Radioisótopo da UEM, é extremamente gratificante ver nosso trabalho reconhecido em um evento de nível internacional”, comenta o doutorando e coautor dos trabalhos, Gustavo de Souza, “Nosso grupo dedica-se ao estudo das síndromes metabólicas, buscando elucidar vias metabólicas e realizar a triagem de possíveis fármacos para o tratamento dessas comorbidades, tópico apresentado em nossos resumos submetidos ao evento.”

Os trabalhos mencionados foram selecionados entre 280 outras submissões como os melhores na categoria de estudos não-clínicos, ou seja, aqueles que não envolvem a utilização de seres humanos nas pesquisas. “Este reconhecimento é fruto do nosso árduo e persistente trabalho na universidade. Receber essas premiações certamente incentivará ainda mais o nosso grupo de pesquisa a continuar produzindo e participando de outros eventos científicos de relevância”, finaliza Souza.

A 45ª edição do Ganepão teve como tema “Nutrição 5.0: Inovação, Ciência e Tendência” e contou com atividades científicas, workshops, discussões de casos clínicos, simpósios e minicursos.

*Texto redigido com a supervisão dos jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (ASC)