WhatsApp Image 2024 06 20 at 13.03.33 1O evento foi uma oportunidade de contribuir com o combate ao uso do tabaco em Maringá e região

Profissionais de saúde de todos os municípios da 15º Regional de Saúde participaram de um evento de capacitação voltado para a criação de grupos de apoio e tratamento para tabagismo. O evento foi realizado em parceria com o Projeto Tabagismo, do Museu Dinâmico Interdisciplinar (MUDI), da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

 As atividades ocorreram na quinta-feira (20), no auditório Ney Marques, no câmpus-sede da UEM. 165 profissionais ouviram diversas palestras sobre os efeitos do tabagismo e os métodos e práticas que devem ser utilizados em seu tratamento. 

O Mudi atuou na organização do evento, que ocorreu na sede da 15º Regional. Dentre os ministrantes estavam o clínico-geral Gilson Carvalho Barbalho, a assistente social da UEM, Helena Maria Ramos dos Santos, e o professor da UEM e coordenador do Mudi, Celso Ivam Conegero. Todos voluntários do projeto de Tabagismo do Mudi.

Para Conegero (palestrando, na foto acima), “essa foi mais uma oportunidade de contribuir para o combate ao uso do tabaco na comunidade de Maringá e região”.

A Diretora da 15º Regional, Elisabete Kobayashi, elogiou e agradeceu a parceria do Projeto Tabagismo da UEM e enfatizou “a importância dessa capacitação na formação de grupos que irão atender e dar a oportunidade àqueles que desejam parar de fumar”.

Texto produzido em colaboração com a bolsista do Mudi, Beatriz Angeli, aluna do curso de Comunicação e Multimeios da UEM.