DGE Dinossauros

Evolução dos dinossauros na Era Mesozoica, no atual território brasileiro, será o tema central do evento

O Museu de Geologia do Departamento de Geografia (DGE), o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) e o Grupo de Estudos Multidisciplinares do Ambiente (Gema) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promovem a palestra “Dinossauros do Brasil: 170 milhões de anos de evolução”. O evento ocorrerá no dia 26 de junho, às 19h30, no Auditório do Bloco B33.

O palestrante será o professor Luiz Eduardo Anelli, do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP). Em 2018, Anelli venceu o prêmio Jabuti de literatura infanto-juvenil com o livro "O Brasil dos Dinossauros". Durante a palestra, ele discutirá a evolução dos dinossauros na Era Mesozoica no que hoje é o território brasileiro.

O professor Edison Fortes, do DGE da UEM, explica: “Os mais antigos esqueletos de dinossauros são encontrados em rochas brasileiras com 233 milhões de anos de idade. Naquela época, um supercontinente agrupava todas as terras emersas, e apenas dois oceanos banhavam suas praias. Mamíferos e flores ainda não existiam, e nenhum vertebrado havia aprendido a voar. Cento e setenta milhões de anos depois, após impactos de asteroides gigantes e vulcanismos que duraram milhões de anos, seis continentes rodeados por cinco oceanos estavam repletos de milhares de espécies de dinossauros, incluindo formas voadoras. Eles competiam nos céus com répteis gigantes, devoravam pequenos mamíferos e se especializaram na captura de insetos que se multiplicavam em parceria com as plantas com flores. Com tamanhos que variavam desde o de uma rolinha até o de uma baleia-azul, desafiaram as leis da física e da biologia.”

Fortes também destaca: “A chamada ‘Era dos Dinossauros’, a Era Mesozoica, foi o período mais intenso para a geologia e biologia na história da Terra. No Brasil, as rochas de grande parte desse intervalo, bem como o trabalho de diversos paleontólogos, já nos revelaram cerca de 54 espécies de dinossauros, protagonistas de histórias que estamos começando a explorar.

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade acadêmica da UEM e de Maringá.