harmonic flute ensemble2024 1

Grupo da UEM integra espetáculo musical que resgata música, dança e figurino renascentista neste sábado (6)

O Harmonic Flute Ensemble, do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), é um dos grupos musicais convidados para o espetáculo "Para Tocar, Cantar e Dançar - Música Renascentista", neste sábado (6), às 20h, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, em Londrina. O concerto, promovido pela área de Música Historicamente Informada da Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL),  resgata música, dança e figurino renascentista e reúne também o Coro de Ópera Barroca Color Rhetoricus, a Orquestra Barroca Capriccio Stravaganti e o grupo Baroque Brass Ensemble. 

De acordo com os organizadores, nesta apresentação haverá no palco uma combinação parecida com o que se poderia ouvir em castelos diversos na Europa, nos bailes das cortes, em festas de casamento e outros encontros sociais nos séculos XVI e XVII. Para este concerto será apresentado pelo Coro de Ópera Barroca Color Rhetoricus a Suíte de Bransles, e entre estas danças duas são com mímica ou cenas cotidianas do homem renascentista, como as que imitam o patear do cavalo no chão e as lavadeiras lavando as roupas nas margens do rio Sena, em Paris. 

O figurino foi desenvolvido por uma equipe de discentes do Curso de Design de Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Apucarana, como parte do projeto “Desenvolvimento Sustentável do Figurino”, que visa promover a criação de trajes que aliam sustentabilidade e preservação cultural.  

Harmonic Flute Ensemble: é um projeto de extensão universitária do DMC/UEM, que iniciou suas atividades em 2013 na Escola de Música (EMU) como Quarteto de Flautas Doces. Coordenado pelo professor Bernhard Fuchs, atualmente reúne cinco instrumentistas: Rafaela Motta, Bruno Soares Nogueira, Carlos Daniel Moresqui Caetano, Milagros Isabel Figuera Rodríguez e o professor Fuchs.O projeto busca resgatar o repertório da flauta doce, desde a Renascença, com a forma de quarteto e com outros instrumentos, formando um grupo de música de câmera. O grupo possibilita o desenvolvimento artístico para seus integrantes, ampliando sua formação musical e preparando-os para o mercado de trabalho na área musical.  

Serviço

Quando: 6 de julho, sábado, às 20h

Onde: Teatro Universitário Ouro Verde - R. Maranhão, 85 - Centro, Londrina/PR

Ingressos: na bilheteria do teatro R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) 

Mais informações: site do Teatro Ouro Verde