Está montada no Museu da Bacia do Paraná, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Exposição Moda Japonesa com Olhar da Modernidade. Até dia 14 os visitantes podem ver treze propostas de indumentárias, criadas e executadas pelos alunos do curso de Design de Moda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Apucarana (UTFPR). A mostra comemora o centenário da imigração japonesa.

As professoras que orientaram os alunos explicam que, durante muito tempo, a moda no Japão foi o quimono, símbolo de uma cultura que valoriza o coletivo. Hoje em dia, no dia-a-dia, ele é usado pelos mais velhos e em cidades do interior. Em ocasiões especiais, o quimono ainda é a estrela. Há um verdadeiro ritual para vesti-lo, que pode demorar até uma hora. As solteiras usam o furisodê, com mangas largas e longas. As casadas vestem o tomesodê, com mangas mais curtas. Os homens podem vestir o haori (espécie de sobretudo) com hakama (tipo de calça longa) para ocasiões formais. Oyukata é unissex e pode ser usado em casa ou em festas de verão.

Os trajes que serão mostrados no museu da UEM partem de uma composição inspirada nos quimonos, nos desenhos de mangás e no animê, como uma visão da juventude que estuda a tradição, integrando as novas tendências.

A exposição conta com apoio da UEM e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura/Diretoria de Cultura. O horário de visitação é das 8 às 11 e das 14 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. O museu agenda visitação de grupos também à noite. Os interessados devem ligar para o fone 3261-4294.