Projetos da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram contemplados com recursos do Programa de Apoio a Núcleos de Excelência (Pronex), da Fundação Araucária, a agência que visa fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico no Paraná.

Os recursos que serão liberados foram disponibilizados na Chamada 08/2007, do Pronex. Um projeto da Universidade Federal do Paraná foi beneficiado com os recursos e, na UEM, o Pronex contemplou três projetos: Propriedades Funcionais dos Cogumelos Comestíveis e Medicinais, do professor Adelar Bracht, do Departamento de Bioquímica; Núcelo de Excelência em Óptica Avançada para a Caracterização e Padornização de Novos Fitofármacos e biomateriais, do professor Mauro Luciano Baesso, do Departamento de Física; Aspectos Fitotécnicos e Melhoramento Genético de Milhos Especiais: pipoca, doce, minimilho e forrageiro, do professor Carlos Alberto Scapim, do Departamento de Agronomia.