O Cursinho Pré-Vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Centro de Vida Independente (CVI), entidade que funciona no câmpus da Universidade, vão promover a conferência Direitos Humanos e Ações Afirmativas para Pessoas com Deficiência. O evento vem marcar a iniciativa do Cursinho de adotar cotas destinadas a cegos e pessoas com baixa visão. Estes alunos terão apostilas ampliadas e em Braile.

O palestrante será o procurador regional do Ministério Público da 9a Região, Ricardo Tadeu Marques da Fonseca. Ele é especialista e mestre em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade de São Paulo e doutor em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Colaborou com a delegação brasileira para a redação da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, no grupo de trabalho ad hoc da Assembléia Geral, em 2006, em Nova Iorque. E é autor do livro O Trabalho da Pessoa com Deficiência e a Lapidação dos Direitos Humanos, lançado pela editora Ltr.

A Conferência será realizada no Anfiteatro Ney Marques, no câmpus da UEM, no dia 8, às 19 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser feita no site www.cursinho.uem.br. Os participantes receberão certificado de evento de extensão da UEM também gratuito. Informações pelo telefone (44) 3261-4210 e  3263-8310.