O Museu da Bacia do Paraná da Universidade Estadual de Maringá realiza a exposição A História de Maringá Contada por seus Traçados e pelas Marcas de sua População, dentro do Projeto Veja com as Mãos, de 1º a 30 de junho. A intenção é permitir aos cegos ou pessoas com grande deficiência visual a visualização do acervo do Museu pelas mãos. Os visitantes poderão tocar os artefatos, como painéis fotográficos, instrumentos de trabalho rural e urbano, doméstico, indígenas, de lazer, e ler as explicações em braile. Além disso, haverá 15 maquetes confeccionadas por alunos de Arquitetura e de Geografia da UEM, que retratam o espaço geográfico, relevo de Maringá, área de colonização da Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná, parte do Plano Piloto de Maringá e alguns marcos culturais da cidade.

O Projeto Veja com as Mãos desenvolve desde outubro de 2008 um novo olhar na inclusão e acessibilidade. É feito em parceria com Associação de Mestres, Amigos ao Deficiente Visual, com recursos financeiros do Proext – Extensão Universitária e Cultura. A exposição é promovida pela UEM e pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São João del-Rei, conta com patrocínio da Petrobrás e apoio do Fundo Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura, do Ministério da Educação, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Diretoria de Cultura, Museu da Bacia do Paraná, da UFTM e da Amaadevi.

Serviço: Museu da Bacia do Paraná, bloco Q-02, ao lado da Reitoria. Horário: segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Agendamento de visitas pelo telefone (44) 3261-4294.