No próximo sábado (7), os alunos do curso de graduação em Direito da Universidade Estadual de Maringá experimentarão o clima de atuar nos tribunais. Orientados pelos professores Amália Regina Donegá, Belmiro Jorge Patto e Marco Alexandre Souza Serra, os acadêmicos participam de mais uma edição do tradicional Júri Simulado.

Os acadêmicos vão trabalhar sobre um caso real que anteriormente já foi levado a julgamento, refere-se a um crime doloso contra a vida, acontecido na região, ao qual cumulam as denúncias de homicídio qualificado, estupro, atentado violento ao pudor e ocultação de cadáver.

Um grupo de três acadêmicos, Luiz Rosado Costa, Christian Reny Gonçalves e Rodrigo Ávila Gomes, atuarão na defesa do réu. Outro grupo de dois acadêmicos representarão o Ministério Público e o assistente da acusação, Eloise Trevisan Padial e Leonardo Grillo Menegon. Do mesmo modo, acadêmicos representarão o juiz, Paula Fernanda Sampaio; o escrivão, Cesar Augusto De Vicente; os oficiais de justiça; Rafael Prado e Juliana Roes; as testemunhas, Priscila Ribeiro, Amanda Carolina Noronha, Laís Pilger; e o réu, Paulo Henrique Motta Pereira.

O objetivo do projeto de ensino é oferecer oportunidade aos acadêmicos para a discussão de teses de Direito Penal, mas também torná-los aptos para desempenharem idênticas tarefas em casos reais. Por tratar-se de um projeto de ensino, os acadêmicos que assistirem ao julgamento serão concedidas 10 horas acadêmicas complementares.

O julgamento terá início às 8h30, no auditório do Tribunal do Júri do Fórum de Maringá. O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita.