A Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá oferece dois cursos na área. O curso básico para 2010 é destinado a quem possua conhecimento musical básico, teórico e instrumental e que, no mínimo, esteja cursando a 5ª série do ensino fundamental. Os instrumentos são flauta transversal, piano, violão e violino. O Técnico em Instrumento Musical é um curso integral com dois anos de duração em regime modular. São quatro vagas para flauta transversal, dez para piano e oito para violão. A metade das vagas é destinada aos que realizaram o curso básico na Escola de Música da UEM.

A Escola oferece ainda uma possibilidade para os que desejam se reciclar ou não podem cumprir integralmente, neste momento, a carga horária total do curso Técnico. É o curso parcial, voltado para quem cursou o Técnico em Instrumento Musical nos últimos cinco anos. Ele oferece quatro vagas para Formação Musical, seis em Música em conjunto e oito em Práticas Profissionais.

As inscrições serão aceitas de 1º a 22 de dezembro e de 1º a 19 de fevereiro de 2010, na secretaria da Escola de Música, bloco 117 (atrás do Museu da Bacia do Paraná). O boleto de pagamento da taxa pode ser obtido no site www.dcf.uem.br/arrecadacao. Para o curso básico, o código é 1983 e a taxa é de R$ 6,59. Para o curso técnico, o código é 2037 e a taxa é de R$ 32,98. Os candidatos para o curso básico passarão por provas teórica, prática e de percepção musical. Os candidatos para o curso técnico terão que vencer duas etapas de avaliação. Na primeira, será realizado teste teórico-perceptivo e, na segunda, prova de instrumento.

Outras informações sobre os cursos, que começam em 8 de março, pelos fones 3261-4563 e 3261-4383 ou e-mail sec-meu@uem.br.