De segunda a sexta-feira da semana que vem (23 a 27), será realizado no Hotel Deville, o IX SHEB - Simpósio de Hidrólise Enzimática de Biomassas, evento voltado ao aproveitamento da biomassa vegetal e animal disponível em nosso país, para a produção de combustíveis e produtos químicos, por tecnologias alternativas, ecologicamente saudáveis e baseadas em recursos renováveis.

O IX SHEB dá continuidade a uma série de congressos do mesmo nome, criada em 1983 pelos seus coordenadores, os professores Flávio Faria de Moraes e Gisella Maria Zanin, do Departamento de Engenharia Química, da Universidade Estadual de Maringá. A sessão de abertura do congresso será realizada na segunda-feira (23), às 19h30, com destaque para palestra do professor Nei Pereira Jr., do Departamento de Engenharia Bioquímica, da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sobre o tema Biocombustíveis de Segunda Geração Inseridos no Contexto de Biorrefinarias: tendências e desafios.

Aperfeiçoamentos nas tecnologias de produção de álcool de primeira geração, que é o etanol produzido com a fermentação do açúcar da cana-de-açúcar, também serão apresentados, na conferência Aplicação de Enzimas Comerciais no Processo de Fabricação de Álcool de Cana-de-açúcar, a ser proferida na quinta-feira (26), às 10h30, por Rafael de A. Borges, da empresa Prozyn Indústria e Comércio Ltda., que alcançou um aumento de 7% na produção de etanol, com o seu novo processo.

O congresso conta com a participação de 150 inscritos, entre professores, pesquisadores e alunos. Serão proferidas nove conferências por pesquisadores renomados; apresentados 44 trabalhos técnicos na forma oral e 111 na forma de pôster. Todas as informações sobre o SHEB podem ser encontradas na página http://ww.deq.uem.br.