A partir desta semana, a Editora da UEM (Eduem) começa a disponibilizar os fascículos referentes ao primeiro número do ano de 2010 dos periódicos Acta Scientiarum. A publicação pode ser acessada no Portal de Periódicos Publicados pela Universidade Estadual de Maringá.

O trabalho é fruto da dedicação e da política editorial adotada pela Eduem nos últimos três anos, que teve como um dos focos, recuperar o prestígio desse periódico. Tarefa difícil e de persistência, que envolveu o empenho de todos os membros da Editora, para que a UEM obtivesse uma ferramenta que lhe proporcionasse um maior reconhecimento da sua capacidade de difusão da Ciência: autores, consultores ad hoc, editores, equipe de revisão e pessoal de apoio técnico.

A Acta chegou ao Portal (http://periodicos.uem.br/ojs/acta/index/) viabilizada pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer). Esse processo colaborou para a modernização da publicação, para a atualização da revista no Portal e, também, para a disponibilização de números futuros, como está acontecendo, agora.

“O ocorrido ainda é pouco diante das nossas aspirações. No entanto, compreendemos que a indexação de um periódico passa por um criterioso processo de avaliação estrito e peculiar, que além do mérito acadêmico científico, envolve questões políticas. Todavia, com a indexação dessas revistas abre-se a possibilidade para que as demais consigam o mesmo, uma vez que continuaremos empenhados para que isso aconteça”, disse o diretor da Eduem, Ivanor Nunes do Prado.

A revista Acta Scientiarum já está indexada nas principais bases nacionais e internacionais de revistas científicas, como, Scopus (13.500 periódicos), ISI Web of Knowledge (6.500 periódicos) e SciELO (650 periódicos). A Acta Scientiarum. Agronomy e Tecnology está no ISI Web of Knowledge e na base SciELO; e, ainda, a Acta Scientiarum. Biological Sciences e Health Sciences encontra-se na base Scopus.